Hoje é dia de Alice

A tão esperada estréia de Alice no País das Maravilhas acontece hoje nos cinemas nacionais. O filme de Tim Burton, que traz uma nova versão da obra de Lewis Carroll, narra as aventuras de Alice que, ao fugir de um casamento arranjado, acaba retornando ao País das Maravilhas. Agora com 19 anos, a jovem reencontra o Chapeleiro Maluco, a Rainha Branca e todos os habitantes daquele mundo fantástico que visitou ainda criança.

Além do longa de Tim Burton, os estúdios Disney também produziram uma animação homônima em 1951.

Mas o que poucos sabem é que a primeira adaptação desse clássico da literatura foi em 1903, oito anos após o nascimento do cinema. O filme original, dirigido por Cecil Hepworth e Percy Stow, tem 12 minutos de duração, sendo que oito deles foram restaurados recentemente pelo BFI National Archive.

Para quem quiser conhecer o formato original de Alice no País das Maravilhas (Alice’s Adventures Underground) – escrito e ilustrado por Lewis Carroll – basta acessar o site da British Library, onde ele foi disponibilizado digitalmente.

O manuscrito traz o primeiro esboço de Alice Liddell, a garotinha que serviu de inspiração a Lewis na criação da história.

Ouça aqui a trilha sonora de Alice no País das Maravilhas e siga o Coelho Branco até a sala de cinema mais próxima!