Os 15 melhores documentários da década

Documentários provavelmente compõem minha categoria de cinema preferida.

Um filme, por melhor que seja, e mesmo que seja baseado em fatos reais, ainda nos mantém à distância segura e resguardados no conforto que saber que tudo que estamos vendo é atuação proporciona. Podemos chorar, podemos nos assustar, mas nunca nos desligamos totalmente da ciência de que estamos diante de um show.

Documentários por tratarem de fatos reais com imagens reais são mais contundentes. Sua mensagem, muito embora na maior parte das vezes menos espetacular, é direta e contundente.

Embora muitos não os reconheça como forma de arte cinematográfica, um documentário nas mãos de um bom diretor pode ser uma peça de arte sem igual.

Abaixo segue a lista dos que eu considero terem sido os 15 melhores documentários da primeira década do milênio.

15 – Nascidos em Bordeis

Zana Briski e Ross Kauffman – 2004

Enquanto fotografava as mulheres das zonas de prostituição em Calcutá a cinegrafista Zana Briski teve sua atenção chamada pelas crianças. Esse filme é sobre elas, sua realação com Briski e sua tentativa de leva-las a uma vida melhor. Ganhador do Oscar de Melhor Documentário em 2005.

IMDB

14 – The King of Kong

Seth Gordin - 2007

Tenho fascínio por pessoas completamente absortas naquilo que fazem. Seja na profissão de músico, na literatura ou na tentativa de bater o recorde mundial de Donkey KongThe King of Kong mostra a luta de Steve Wiebe, um simpático pai de família, e sua tentativa de quebrar o recorde do arrogante Billy Mitchell.

IMDB

13 – Murderball

Henry Alex Rubin e Dana Adam Shapiro – 2005

A inspiradora história da seleção americana de rugby para tetraplégicos e de seus jogadores.

IMDB

12 – Capturing the Friedmans

Andrew Jarecki - 2003

Uma família normal de classe média tem sua vida mudada de repente quando o pai e um dos filhos são acusados de crimes revoltantes.

IMDB

11 – Crazy Love

Dan Klores – 2007

A história de amor mais inusitada e chocante de todos os tempos.

IMDB

10 – Man on Wire

James Marsh – 2008

Philippe Petit se apaixonou pelas Torres Gêmeas desde quando viu uma matéria anunciando sua construção. Desde então sua vida foi movida por um único sonho: atravessa-las sob uma corda bamba.

IMDB

9 – Smashing Machine

John Hyams – 2002

Mark Kerr já foi considerado o melhor lutador de vale tudo do mundo. Hyams, seu amigo pessoal, acompanha sua queda, os problemas pessoais e a dependência química de uma maneira que vai ser clara para qualquer um, fã do esporte ou não.

IMDB

8 – Young @ Heart

Stephen Walker e Sally hd mobile porn George – 2007

Young @ Heart é o nome de um coral cuja idade média dos membros é 81 anos. Eles cantam Coldplay, The Police, Sonic Youth, entre outros, e encontra na música uma razão para viver.

IMDB

7 – The Devil and Daniel Johnston

Jeff Feuerzeig – 2006

Daniel Johnston é um excêntrico músico norte-americano. Diagnosticado com transtorno bipolar, Johnston teve sua condição piorada pelo intenso uso de drogas.  O documentário mostra sua tragetória e carreira, considerado por muitos genial.

IMDB

6 – The Cove

Louie Psihoyos – 2009

Ganhador do Oscar de Melhor Documentário em 2010 o filme acompanha um grupo de pesquisadores e ecologistas em uma missão ao Japão a fim de registrar o massacre de golfinhos que acontece anualmente no parque nacional da pequena cidade de  Taiji.

IMDB

5 – Paradise Lost 2: Revelations

Joe Berlinger e Bruce Sinofsky – 2000

Continuação de Paradise Lost: The Child Murders at Robin Hood Hills, que acompanha o julgamento de três jovens acusados de assassinar três crianças, o documentário lança uma nova luz sobre o mistério.

IMDB

4 – Dear Zachary

Kurt Kuenne – 2008

O diretor de Dear Zachary decidiu iniciar o filme quando descobriu que a ex-namorada de seu amigo assassinado em 2001 estava grávida.  A idéia era reunir para o garoto declarações dos amigos mais íntimos do pai, para que ele pudesse se sentir um pouco mais íntimo dele quando crescesse. O resultado é um filme devastador.

IMDB

3 – Lost in la Macha

Keith Fulton e Louis Pepe - 2002

Acompanhe a empreitada quixotesca de Terry Gilliam na tentativa de filmar sua adaptação do clássico Don Quixote.

IMDB

2 – Grizzly Man

Werner Herzog - 2005

Herzog faz um retrato profundo da alma de Timothy Treadwell, um homem que largou a vida para ir para o Alasca viver com os ursos e acabou sendo morto por um deles. O filme conta com dezenas de horas resgatadas da câmera de Treadwell.

IMDB

1 – Soupçons

Jean-Xavier de Lestrade – 2004

Também conhecido pelo título em inglês, The Staircase, o documentário acompanha o julgamento de MichaelPeterson , um escritor acusado de ter assassinado a mulher.  Lestrade, acompanha de perto o trabalho da defesa, da acusação e as implicações que o julgamento traz pra a vida da família. O documentário tem 6 horas, e é dividido em 8 partes, mas eu garanto que vai ser difícil parar de ver antes do final.

IMDB