Entre Livros | State Library of Victoria

Localização: Melbourne, Austrália

Acervo: mais de 1,5 milhão de livros e 16.000 periódicos

Data de criação: 1856

Site Oficial: www.slv.vic.gov.au

A State Library of Victoria – biblioteca central do estado de Vitória, Austrália – foi projetada pelo arquiteto Joseph Reed e inaugurada em 1856 com um acervo de 3.800 obras. Hoje, ela possui mais de 1,5 milhão de livros e 16.000 periódicos, abrange dois hectares e dispõe de 19 espaços abertos ao público, que incluem salas de leitura, galerias de exposições e um centro de conferências.

Um dos espaços mais bonitos é a Sala de Leitura La Trobe, inaugurada em 1913 e projetada por Norman G. Peebles para receber mais de um milhão de livros e cerca de 520 leitores. Esta sala octogonal abriga a Coleção da Biblioteca Australiana com cerca de 150 mil itens publicados sobre a Austrália ou por autores australianos. A biblioteca oferece também uma Sala de Xadrez com peças, tabuleiros e uma ampla gama de materiais dedicados à história, estudo e prática do jogo milenar.

A fachada do prédio é ornada por uma coleção de estátuas que retratam São Jorge e o Dragão, Joana d’Arc, Charles Joseph La Trobe e Sir Redmond Barry (primeiro presidente do Conselho de Curadores da Biblioteca Pública de Melbourne).

 

Clique aqui para ler outros artigos sobre as mais belas bibliotecas e livrarias do mundo.

Fontes: Wikipedia e State Library of Victoria.

Fotos: Chris&Steve, ipsmith36still, andrewm2008, Dean-Melbourne, Kerry Frizzell, Adrian in Japan, Steve Kay, MsNina, ultrakml, Cam Incoll.