Cinema Mil e Um #7 | Em Busca do Ouro

Em Busca do Ouro (1925)

Título original: The Gold Rush

País: EUA

Direção: Charles Chaplin

Duração: 96 minutos

Elenco: Charles Chaplin, Mack Swain, Tom Murray e Georgia Hale

IMDB

Durante a corrida do ouro de 1898, nosso vagabundo tenta a sorte no Alasca. Porém, tudo o que ele consegue é arrumar bastante confusão com Jim McKay e se apaixonar pela dançarina Georgia.

 

Audrey

É muito difícil falar sobre um filme que foi roteirizado, dirigido, produzido e protagonizado por Charles Chaplin. Principalmente quando esse filme reúne, com pitadas de delicadeza e muito humor, diversas sequências antológicas do adorável vagabundo Carlitos. São cenas marcantes como a da dança dos pãezinhos, a da cabana pendurada no penhasco e a do jantar feito de botas de couro. Mas engana-se quem acha que Em Busca do Ouro se resume a comédia pastelão. O longa é, antes de mais nada, uma crítica sutil à cobiça desenfreada e ao capitalismo selvagem da época.

Avaliação: ★★★★★

Bandini

Chaplin é, talvez, uma das figuras mais famosas e reconhecíveis do cinema. Todos sabemos quem é, mas poucos conhecemos de verdade a sua filmografia. De sua extensa obra eu só conhecia Tempos Modernos (o preferido entre todos os professores de história para ilustrar Revolução Industrial) e O Grande Ditador.

Produção celebrity porn pics de 1925, Em Busca do Ouro me surpreendeu de todas as maneiras possíveis. Me encantou a complexidade da história (e como ela foi bem transmitida em um filme mudo), o humor capaz de fazer rir uma audiência de quase 90 anos depois, a produção e o apelo das personagens. O Vagabundo é adorável e protagoniza cenas emocionantes. Há efeitos incríveis e uso de técnicas de cinema como close, múltiplas câmeras e movimentação de câmera (limitada, é verdade) que são lugar comum hoje, mas que impressionam quando você analisa os filmes antigos e percebe quando começaram a ser utilizadas.

Avaliação: ★★★★★

Acompanhe com a gente

E o próximo sorteado foi: Cada um Vive como Quer.

 

Clique aqui para saber o que é Cinema Mil e Um.